1. Home
  2. Configuração de Browser e Câmara Para o Relógio de Ponto

Configuração de Browser e Câmara Para o Relógio de Ponto

Webcam/Câmara 

Se estiver a utilizar um tablet, iPad ou portátil com webcam para o seu Relógio de Ponto Expresso, pode utilizar a câmara integrada. Para um PC sem webcam incorporada, pode selecionar uma webcam a partir de uma variedade de webcams e dispositivos. Se quiser uma recomendação mais específica, a Logitech C920 HD PRO WEBCAM é uma boa opção.  

  • Os iPads precisam de ter as câmaras ativas (Definições >> Geral >> Restrições >> Câmara). 
  • Precisará de, pelo menos, do iOS 11 para poder utilizar a câmara numa página web. É recomendado o uso do mais recente iOS. 
  • Se não forem detectadas câmaras apenas será visível o nome do utilizador. 

Para as pessoas voluntárias que se preocupam em serem filmadas, o relógio de ponto Expresso não grava vídeo nem o envia para qualquer lugar. Como opção, pode inclinar a câmera para baixo (em direção a uma mesa) e os/as voluntários/as podem digitalizar o seu código QR apontando este em direção à câmara. 

Nota: Mesmo que não tenha uma webcam, pode utilizar o relógio de ponto expresso. Não lhe será pedido que utilize a câmara, e em vez disso ser-lhe-á apresentada uma caixa de texto com o nome de utilizador, e um botão para iniciar a sessão. As pessoas voluntárias podem simplesmente inserir o seu nome de utilizador e clicar em iniciar sessão para darem entrada no relógio de ponto. 
O IE (Internet Explorer) não é suportado. Tem de utilizar um destes browsers atualizados: Chrome, Firefox ou Edge. 
Recomenda-se que configure o seu relógio de ponto em modo quiosque, restringindo o acesso ao computador / browser, permitindo apenas o relógio de ponto, o que ajudará a evitar que o computador seja utilizado para coisas para as quais não está destinado a ser utilizado.  Poderá encontrar os passos no artigo de ajuda de configuração do Quiosque para Relógio de Ponto.

Configuração do Browser  

Chrome 

  1. Abra o chrome e vá até à sua url do relógio de ponto expresso.  
  1. O chrome deverá perguntar se gostaria de permitir que app.betterimpact.com utilize a sua câmera. Clique no botão [Permitir]. 
     
  1. Para colocar o relógio de ponto expresso a utilizar por defeito a funcionalidade da câmara/código QR, basta clicar no botão [Ler Código QR Relógio de Ponto]. Posteriormente, o relógio de ponto lembrar-se-á de que selecionou este modo, e irá mostrá-lo automaticamente. 
     
  1. Passará então para o modo de câmera e mostrará no ecrã o que é visível para a câmara.    
  1. As pessoas voluntárias deverão agora simplesmente colocar o seu código QR (impresso ou no seu smartphone) em frente da câmara para darem entrada automaticamente. 
  1. Se o acesso à câmara for acidentalmente negado, terá de entrar nas definições do Chrome para o permitir. 
    • Vá para o menu (três pontos, ao lado da barra de endereço) e depois selecione definições. 
    • Pesquise por “Câmara” na barra de pesquisa na parte superior das definições. Depois clique em “Definições de sites” da lista de resultados. 
       
       
  • Clique na opção “Câmara” 
     
  • Em “Bloquear”, clique no símbolo balde do lixo ao lado de app.betterimpact.com. 
     
     
  • Volte para a url do relógio de ponto expresso, e certifique-se que seleciona “Permitir” quando for solicitada a permissão para utilizar a câmara. 

Firefox 

  1. Vá para a sua url do relógio de ponto expresso no firefox. 
  1. Irá ser-lhe pedido que permita o acesso à câmara. Assinale a opção “Lembrar esta Decisão”, e clique em Permitir. 
  1. Para colocar o relógio de ponto expresso a utilizar por defeito a funcionalidade da câmara/código QR, basta clicar no botão [Ler Código QR de Relógio de Ponto]. Posteriormente, o relógio de ponto lembrar-se-á de que selecionou este modo, e irá mostrá-lo automaticamente. 
  1. Passará então para o modo de câmera e mostrará no ecrã o que é visível para a câmera. 
  1. As pessoas voluntárias deverão agora simplesmente colocar o seu código QR (impresso, ou no seu smartphone) em frente da câmera para darem entrada automaticamente. 
  1. Se tiver bloqueado acidentalmente as permissões da câmera, terá de permitir a leitura de códigos QR. 
  • Clique no ícone ao lado do endereço que se parece com uma câmera com uma linha a atravessá-la. 
     
  • Clique no X ao lado de “Permitido Temporariamente” para poder utilizá-la. 
  • Atualize a página (clique em F5, ou clique na barra de endereço e pressione enter). 
  • Assinale a opção “Lembrar esta decisão” e clique no botão “Permitir”. 

EDGE 

  1.  Vá para o seu url do relógio de ponto expresso. 
  1. No final da página, o edge pedirá permissão para aceder à webcam, clique em Sim.  
  1. Clique no botão [ Ler Código QR de Relógio de Ponto]. 
  1. Se clicar acidentalmente em Não, ou negar o acesso à câmara de outra forma, terá de ir às definições para voltar a permitir. 
  • Clique no botão de menu (três pontos ao lado da barra de endereço) e clique em “Definições” (Fica perto do final, poderá precisar de fazer scroll). 

Clique em “Avançadas”